Personagens de quadrinhos inspirados em pessoas reais
A inspiração para criar um personagem pode vir de várias fontes. Mas os autores transcendem repetidamente lendas e heróis mitológicos para se concentrar em coisas mais mundanas e terrestres, especialmente quando planejar a sua personagem e ter um certo caráter. Muitas vezes, a inspiração por trás de um personagem são pessoas reais que se projetavam de seus pares ou por seu conhecimento, suas realizações, a aparência ou comportamento.
Talvez, o personagem mais famoso (que muita gente que não lê quadrinho também conhece) seja o Coringa que foi inspirado no ator Conrad Veidt do filme ("O Homem que Ri)
Vamos a nossa singela, porém curiosa lista:
1.Tintin
Tintin / Palle Huld
Primera aparição: As aventuras de Tintin - Tintin no pais dos Sovietes (1930)
Primera aparição: As aventuras de Tintin - Tintin no pais dos Sovietes (1930)
Criador: Hergé
Tintin, o jornalista e aventureiro belga, deve sua existência a Palle Huld. Um ator dinamarquês que em 1928, quando tinha 15 anos, ganhou um concurso de um jornal o faria dar a volta ao mundo em 44 dias para depois relatar suas aventuras em um livro. Palle começou a trabalhar como jornalista pouco depois de seu regresso e o livro sobre sua viagem se tornou um sucesso. Uma das cópias chegou às mãos do desenhista Georges Prosper Remi (mais conhecido como Hergé), que utilizou a aparência e personalidade curiosa e aventureira para criar seu personagem.
2. Tony Stark
Tony Stark/Howard Hughes
Primera aparição: Tales of Suspense #39 (1963)
Criadores: Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby
No momento de criar um gênio da mecânica e inventor como Tony Stark, os autores decidiram se inspirar na personalidade avassaladora de Howard Hughes. Ele era um empresário e plutocrata que além de ser engenheiro aeronáutico era piloto. Era também um homem muito criativo e ousado até concretar suas inspirações. Outro cientista revolucionário que serviu de inspiração para criara Tony Stark foi Nicola Tesla. Um gênio que esteve ao ponto de mudar o curso da história com suas instigações sobre corrente alternada.
3. Charles Xavier
Charles Xavier / Martin Luther King
Primeira aparição: The X-Men #1 (1963)
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
Primeira aparição: The X-Men #1 (1963)
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
Jack Kirby reconheceu que se baseou no ator Yul Brynner para desenhar o Prof. Xavier, entretanto, Stan Lee planejou sua personalidade quase como uma cópia carbono de Martin Luther King. Para quem não sabe, King foi um pastor batista e prêmio Nobel da Paz e pregava uma filosofia de convivência pacífica e gerou um movimento a favor do direitos civis igualitários para os afro-americanos nos Estados Unidos. Também se opôs à Guerra do Vietnam e, de forma geral, ao crime em todas as suas formas. Xavier é um professor e o psíquico mais poderoso do mundo, que escolheu educar as pessoas no lugar de obrigá-las a ceder.
4. Magneto
Magneto / Malcolm X
Primeira aparição: The X-Men #1 (1963)
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
Primeira aparição: The X-Men #1 (1963)
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
Enquanto Xavier busca uma coexistência pacífica, Magneto planeja uma guerra contra os humanos para proteger os mutatntes. Esta ideologia extremista foi tomada de Malcom X, um ativista e orador a favor dos direitos civis dos afro-americanos (igual a Martin Luther King), mas que muitas vezes utilizava a intimidação e o peso da Nação Islâmica para alcançar as pessoas. Mesmo sua luta sendo justa, seus métodos e forma agressiva de se expressar se confundiam facilmente com ódio e sectarismo, o que o fez ganhar muitos inimigos.
5. Ás Inimigo
Hans von Hammer / Manfred von Richthofen
Primeira aparição: Our Army at War #151 (1965)
Criadores: Robert Kanigher e Joe Kubert
Primeira aparição: Our Army at War #151 (1965)
Criadores: Robert Kanigher e Joe Kubert
Muitos leitores não conhecem o Ás Inimigo, Hans von Hammer era um personagem dos antigos quadrinhos bélicos da Dc Comics. Um piloto alemão durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial que se caracterizava por seu caráter rebelde, mas honroso e que tinha uma incrível habilidade combativa. Foi inspirado em Manfred von Richthofen, mas conhecido como Barão vermelho, que durante a Primeira Guerra pilotava um Fokker triplano e derrubou 151 aviões britânicos. Era estimado por abusar de passado nobre e deixar fugir os feridos em combate.
6. Darkseid
Darkseid / Jack Palance
Primeira aparição: Forever People #1 (1971)
Criador: Jack Kirby
Primeira aparição: Forever People #1 (1971)
Criador: Jack Kirby
Kirby confessou que no primeiro momento pensou em criar um "Hitler extraterrestre" quando encomendaram a criação do tirano Darkside. mudou de ideia e decidiu se basear no ator Jack Palance, que possuía uma estatura intimidadora, marcas muito fortes no rosto e uma voz particularmente áspera que dava certo carisma em suas interpretações como vilão em vários westerns. Darkside se transformou em um tirano de rosto pétreo e inexpressivo, cada uma de suas palavras é uma sentença fria, precisa e que não deixa de ter certa elegância e ar de realeza.
7. Punho de Ferro
Iron Fist / Bruce Lee
Primeira aparição: Marvel Premiere #15 (1974)
Criadores: Roy Thomas y Gil Kane
Primeira aparição: Marvel Premiere #15 (1974)
Criadores: Roy Thomas y Gil Kane
Danny Rand foi, junto com Shang-Chi, parte dos personagens criados pela Marvel nos anos 1970 para aproveitar o furor da crescente cultura das artes marciais. Danny Rand é um combatente supremo de um estilo secreto de kung fu e é o herdeiro do título e da técnica do Iron Fist (Punho de Ferro). Apesar de ser caucasiano, este personagem foi baseado no ator, filósofo e artista marcial Bruce Lee, já que muitos comparam seu estilo pessoal (Jeet Kune Do) com o estilo de Punho de Ferro, que se baseava em movimentos fluidos e difíceis de antecipar.
8. Lúcifer Morningstar
Lucifer Morningstar / David Bowie
Primeira aparição: The Sandman #4 (1989)
Primeira aparição: The Sandman #4 (1989)
Criador: Neil Gaiman e Sam Kieth
Baseado livremente no personagem Satanás de John Milton, em sua obra "O Paraíso Perdido (1667)". Lúcifer Morningstar é um anjo caído que reinava no inferno, mas decidiu expulsar os condenados e os demônios e fechar as portas do inferno para dá-las a Sonhar (Sandman). Neil Gaiman pediu expressamente que o desenho de sua aparência se assemelhasse ao cantor e ator David Bowie, particularmente semelhante ao que se vê no filme "O Homem que caiu na Terra (1976)", onde Bowie interpreta um extraterrestre, misterioso e estranho.
9. Sebastian Shaw
Sebastian Shaw / Robert Shaw
Primeira aparição: The Uncanny X-Men #129 (1980)
Criadores: Chris Claremont e John Byrne
Primeira aparição: The Uncanny X-Men #129 (1980)
Criadores: Chris Claremont e John Byrne
É um mutante que foi durante muito tempo chefe do Clube do Inferno, onde era conhecido como Rei Negro. É um dos maiores vilões do universo Marvel, capaz de absorver todo tipo de enetgia ao ataque físico que tenha sido dirigido a ele, aumentando sua capacidades físicas. Ele foi livremente inspirado fisicamente no ator britânico Robert Shaw (com que divide o sobrenome), principalmente em seus personagens Quint do filme "Tubarão (1975)" e sua personalidade sinistra e manipuladora é similar a de Grant, o assassino russo interpreta o por Robert Shaw em "Moscou Contra 007 (1963)".
10. Herry Leland
Harry Leland / Orson Welles
Primeira aparição: Uncanny X-Men #132 (1980)
Criadores: Chris Claremont e John Byrne
Primeira aparição: Uncanny X-Men #132 (1980)
Criadores: Chris Claremont e John Byrne
Este mutante membro do Clube do Inferno e conhecido como Bispo Negro se caracteriza por seu comportamento pomposo, condescendente e altivo, em grande parte graças ao seu poder de aumentar a massa dos objetos que faz com que as pessoas caiam de joelhos ante ele. Foi criado quase como uma homenagem ao ator Orson Welles, ja que seua aparência se assemelha bastante a de J. P. Morgan (Tajna Nikole Tesla, 1980), um personagem interpretado por Welles. Além disso, seu nome "Harry" vem de Harry Lime (do filme "O 3º Homem, 1949") e o sobrenome "Lelland" vem de Jedediah Leland (Interpretado por Joseph Cotten para o filme "Cidão Cane, 1941"), ambos personagens de filmes de Orson Welles.
Futuramente ampliaremos esta modesta lista.
2 comentários:
bem legal!
Cara!! Como é bom agregar conhecimento. Agradecido.
Postar um comentário