• Da pré-história dos quadrinhos ao pós-modernismo gibístico!

    Eu Vi... Thor - Ragnarok



    Olá meus queridos leitores, a tempos que não escrevo minhas criticas cinematográficas e hoje retorno em grande estilo tecendo minhas palavras acerca do filme Thor - Ragnarok.

    O filme é o terceiro do Deus do Trovão e conta com os principais personagens dos anteriores: Thor (Chris Hemsworth,) Loki (Tom Hiddleston), Odim (Anthony Hopkins) e Heimdall (Idris Elba), Ray Stevenson (Volstagg) e Zachary Levi (Fandral). De novidade o filme trouxe Cate Blanchett (Hela), Jeff Goldblum (Grandmaster), Tessa Thompson (Valkiria), Karl Urban (Skurge), Mark Ruffalo (Bruce Banner / Hulk), Anthony Hopkins (Odin), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho). Mesmo o Hulk (Ruffalo) não ser novidade no UCM ele é novidade nos filmes do Thor.
    Korg - Venha para revolução

    Desta vez quem dirigiu o filme foi Taika Waititi, que também atuou dando voz ao personagem Korg.

    O filme é despretensioso e tomou o viés cômico. Sim, isso mesmo: cômico. Logo nas primeiras cenas vemos um Thor conversando aparentemente ninguém. Explicando como ele chegou àquela situação (preso em uma gaiola e todo amarrado). Até que a câmera vira e vemos que ele está conversando com "parceiro" de cela: uma caveira - que no detalhe cai o queixo. A cena como um todo me fez lembrar a cena de abertura da ótima animação "Megamente", em que o "vilão" do filme Megamente está caindo e explicando como chegou naquela situação.
    'Peraí que tô girando!

    E depois vem outra cena cômica que é a conversa do Thor com Surtur (que teve a voz de Clacy Brown). Depois vem outra cena cômica e depois outra e depois outra cena cômica e depois outra cena cômica e depois outra cena cômica e depois outra cena cômica e depois outra cena cômica... Ad infinutium"


    Ah, ah, ah, ah...
    Uma coisa engraçada que acontece quando vou ver um filme é que eu coloco o cérebro em busca automática e assim acabo achando semelhanças entre filmes ou detalhes que lembram outros filmes. Em Thor Ragnarok não foi deferente.

    Quando começou a tocar a espetacular (e a melhor música do Led Zeppelin pra mim) Immigrant Song meu cérebro disparou Jack Black em Escola de Rock.

    Bom, o filme em si é uma mescla de vários outros além de ser uma grande reciclagem de vários outros, incluindo do UCM. Vamos lá:

    Após a derrota de Surtur, o dragão se solta numa cena bem parecida ao do filme Shrek, quando o Ogro e o Burro Falante estão indo salvar a Princesa Fiona.

    Durante a perseguição do Dragão, Thor se vê meio que sem saída e o que ele faz? Chama um trovão? Grita igual a uma menininha? Nenhuma das opções, ele simplesmente coloca seu martelo (Mjolnir) na boca do dragão no bom e velho estilo "vara na boca do jacaré".

    Não posso deixar de citar a piadinha infame com possíveis vestígios de líquidos masculinos orgásmicos na nave do Grandmaster (Thor fala pro Banner: "Não toque em nada!") que é muito parecida com uma do Starlord no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia (Starlord fala: "Se usassem luz negra, a nave pareceria um quadro do Pollock").

    Um coisa engraçada foi a morte do Odin. Ele virou purpurina!!!!! Depois que ele morreu, Odim virou uma espécie de Obi-Wan Kenobi, onde sempre que o Thor precisa de uma conselho de superação ele simplesmente aparece.

    Bom, voltemos ao filme em si.

    O surgimento da Hela deve-se ao trono vazio de Odin. Como foi visto em Thor: Mundo Sombrio, o trono foi ocupado por Loki desfarçado de Odin. Aliás, Thor Ragnarok merece um destaque interessante: o teatro encenado para "satisfação" de Odin, em que a cena teatralizada é justamente a morte (falsa) de Loki em Thor: Mundo Sombrio. No "teatro", Loki é vivido por Matt Damon e a encenação eleva a níveis nababescos a importância de Loki. A cena é parcialmente vista por Thor, que desmascara Loki usando o Mjolnir.

    O estraçalhamento do Mjolnir tem uma curiosidade. Nos trailers, o martelo é estraçalhado por Hela em um lugar que lembra o corredor central do castelo de Odin e no filme em si foi feito em campo aberto.

    Oompa loompa doo-ba-dee-doo
    Outra cena que disparou similaridade foi a de quando Thor, preso na cadeira "viaja" para ver o Gradmaster. Essa cena ficou muito parecida com uma do filme "A fantástica Fábrica de Chocolate" de 1971.

    Diva dos infernos!
    Alias, a falta do Mjolnir mostra um Thor imaturo e choramingão toda vez que lembra da falta dele. Outra coisa interessante foi a forma como Hela transforma ser cabelo em capacete/chifres e vice-versa. Ficou parecendo aquelas mulheres deslumbradas como o novo corte de cabelo e não uma máquina de matar que é. Tanto é, que ela sozinha exterminou as valquírias e todo o exército asgardiano.

    Bom, falemos a verdade: o cabelo dela antes de virar capacete chifrudo é muito emo e lembra o do Peter Parker no último filme da trilogia do Raimi.


    É só um coleguinha..
    Lógico que a cena mais famosa do filme, e que saiu nos trailers, foi a do Hulk estourando o portão e Thor gritando alegrinho "É uma amigo do trabalho!". A sequencia da cena é bem legal e mostra uma situação bem clássica de filmes de ação, que é quando o mocinho tá levando uma surra e lembra de algo emotivo, que o faça lembrar do que ele é, pelo o que está lutando e não o porque está lutando. De cara, lembro de Rocky V, quando o Rocky tá levando uma surra do Tommy Gun e no chão, lembra do Mickey, das lições e tals.

    Deus do Trovão e não o Martelo do trovão
    Já o Thor, tem uma conversa com Odin (que já morreu), no estilo Obi-Wan/Luke, que o lembra que ele, Thor, é o Deus do Trovão e não o Martelo do trovão... Booooom! Thor vira um Elektro da vida.

    Assim, eu sempre pensei que as Valquírias eram mulheres fortes, loiras, altas e voluptuosas (assim eram descritas na literatura nórdica) e neste filme, a única remanescente foi justamente uma baixinha, morena. Esse lance de "cotas" pode um dia dar errado.

    Eu poderia ficar horas descrevendo as falhas, erros e tudo mais que me incomodou no filme, mas ficaria divertido monótono demais. Então vamos para um tom mais sério.

    O filme mostra de forma clara uma coisa que não ficou totalmente obscura nos dois filmes anteriores: Thor como protagonista.

    Fato!

    Thor: para um pelo macio e fezes secas
    Mesmo com a presença maciça e muito carismática de um Hulk bobalhão, que lembra muito o Hulk da animação Homem de Ferro e Hulk: Heróis Unidos. O Thor sofreu muito nos filmes anteriores, pois sendo o protagonista ele sempre perdeu espaço para o Loki nos dois primeiros filmes e pro Homem de Ferro e Capitão América nos filmes dos Vingadores. Resumindo: era apenas uma encheção de linguiça, ou ração para cachorros, nos próprios filmes.

    Nunca imaginei ver um filme do Thor tão longe dos quadrinhos e tão próximo de muitos pontos da mitologia nórdica em si. Acredito que Jack "The King" Kirby tenha se revirado no caixão, pois ele jamais imaginou um Thor engraçadinho.

    Bom, o filme se resume no Thor fugindo do palácio do Grandmaster com ajuda de um relutante Hulk ( que não queria ir embora por ser amado lá e odiado na Terra), de uma Valquíria beberrona, boca suja e briguenta e de um Loki totalmente encagaçado amedrontado por causa do Hulk.

    O legal deste filme é justamente a onipresença do Thor em todo o filme. Praticamente não há quandro sem a presença dele. Isso foi muito bom. Outro ponto bem legal foi o Heimdall, que foi despejado do seu posto (porque ele enxerga tudo) e foi substituído por Skurge (Karl Urban), que é um covarde.

    Heimdall ganha um certo destaque nesse filme, pois ele é o responsável por salvar os asgardianos de serem massacrados por Hela. Esta tem objetivo por acabar com Asgard, mas Asgard não é um lugar e sim seu povo (bonito e filosófico isso), por isso Hele pretende exterminar os asgardianos.

    Thor, Hulk, Loki e a Valquíria fogem do planeta do Grandmaster numa nave estilosa e que lembra muito as naves dos filmes da segunda trilogia de Star Wars (Eps. I, II e III). Chegam a Asgard e resolvem enfrentar Hela. Daí ocorre novas cenas de ação, cenas cômicas e o bom momento Odin-Wan Kenobi e novamente Thor lembra que é o Deus do Trovão e... Vide imagem acima.

    A batalha final ocorre na Bifröst. Nessa luta tem uma cena dispensável - ao meu ver, que foi uma "homenagem" à cena do filme O Incrível Hulk", em que o Banner (Edward Norton) pula do helicóptero e chega ao chão já transformado em Hulk. Em Thor Ragnarok, Banner (Ruffalo) pula da nave estilosa e quando chega no chão, se estatela.

    Ah, ah, ah, ah... (2x)
    Ele fez isso pra salvar Heimdall e os asgardianos de Fenrir (o cachorro de Hela). Depois da queda e estatelado no chão, Fenrir cheira e futuca o banner no chão e segue pra atacar e do nada... Tchãraam!

    Não posso esquecer que na finalíssima luta, voltamos a escutar a espetacular (e a melhor música do Led Zeppelin pra mim) Immigrant Song e de imediato meu cérebro disparou Jack Black em Escola de Rock.

    Depois de se declarar impotente contra Hela, Thor decide que a única coisa capaz de pará-la é Surtur, mas, se Surtur pôr os pés em Asgard significa o Ragnarok. Thor não pensa duas vezes e manda Loki pegar a cora de Surtur e colocar na Chama Eterna. Só um detalhe: neste filme, Loki e Thor são amiguinhos, irmãos de verdade, sem trapaças. É! Esse filme é beeeem diferente de tudo já feito até hoje.

    Depois que Surtur volta e inicia o Ragnarok, Thor, Loki e companhia fogem de Asgard na nave em que Korg chegou, que é bruta de um cargueiro que leva todos os Asgardianos. Surtur mata Hela, destrói Asgard e ocorre o Ragnarok.

    Na Fuga, Thor, meio desconcertado, senta na cadeira de capitão da nave como se fosse o trono do Rei (num estilo que lembrou o bom e Capitão James T. Kirk) e até chegar em seu novo assentamento, o Império Asgardiano: A Terra!

    Stan "Mãos de Tesoura" Lee
    Antes que eu me esqueça: como sempre, há um cameo do Stan Lee, mas dessa vez foi como um barbeiro que mais parecia uma versão do Edward Mão de Tesoura.

    O filme tem cenas belíssimas, cenas divertidas, cenas de lutas muito bem feitas, coreografias perfeitas. Cenários muito bem construídos, um elenco de primeira e que nenhum dos atores e atrizes deixaram a desejar, muito pelo contrário, todos ficaram muito bem em seus papéis. Aliás, isso foi um feito e tanto.

    Todo o elenco ficou perfeito em seus papéis. Não consigo imaginar outra atriz interpretando Hela e até mesmo o Skurge ficou muito bem feito pelo Karl Urban. Mesmo divergindo um pouco da escalação da Tessa Thompson para o papel de Valquíria, preciso afirmar que foi um papel muito bem interpretado pela atriz.

    Interpretações, cenários e coreografias a parte, o filme peca muito no quesito adaptação e fidelidade até mesmo à mitologia que originou o personagem dos quadrinhos. Numa avaliação geral eu dou as seguintes notas:

    Avaliação geral:
    - Fotografia: 10
    - Fidelidade ao quadrinho: 4
    - Fidelidade à mitologia original: 4

    Nota geral: 6 - Sessão da Tarde ou Temperatura Máxima, ou seja, ver novamente ou não, não fará diferença

    2 comentários:

    Ed disse...

    Triste fim para o grande Odin: virar purpurina... Já prevejo até a chamada na Sessão da Tarde: "uma dupla do barulho apronta altas confusões em uma aventura eletrizante!"

    KOMIKER MASTER disse...

    Não sei qual o pior: se virar purpurina ou ser empalado com uma espada de fogo igual a Hela.

    Prato cheio de gibis (CTRL+F)

    100 balas 1001 Comics 2 Clicks para o Inferno 2001: Odisseia no Espaço 365 Samurai e alguns copos de arroz A Arte da Guerra em Quadrinhos A Canção da Magnun A Casta dos Metabarões A Era Metalzoica A Guerra de Luz e Trevas A Ilha do Tesouro A Lenda de Isis A Magia de Aria A Marca da Feiticeira A Morte do Capitão Marvel A Saga de Thanos A Teoria do Caos A Vingança do Submundo a voz do fogo adaptações adulto Adventures in the dc universe Alien All Star Comics America's Greatest Comics American Flagg Apache Skies Aquaman Arena Arkadian Arqueiro Verde artbook As Aventuras de Luther Arkwright Ás Inimigo asterix Átomo aula de gibi Avatar Press Avengers Aventuras de um empregado japonês Azul é a cor mais quente Bad World Badlands Ballistic batman beatles Behind Watchmen beowulf Biblia Bibliografia biografia Black Kiss Black Phanter Black Terror Blade Runner Blanche Epifany Blood Blueberry Boas Festas Bone Bump Caçadora calendário capas Capitão América Caricaturas Cartas Selvagens Cartões de Identidades cartoons Cavaleiro Solitário Cerebrus Champions Classic Chernobil cicatrizes Clássicos ilustrados Codex Arcana Coisa coletânea Colossus Comic Book Encyclopedia Comic Canceled Cavalcade comics Conan Concreto Contatos Imediatos do Terceiro Grau Contos Contos de Asgard Coringa corto maltese crossover Curiosidades Cyblade Darkness Dawn Dc Universe Online Legends demolidor Demônio da mão de vidro dentes-de-sabre Destrutor Diabolik dicionário Dick Tracy Disney divine right do inferno doctor solar documentário dolly Doom Patrol Dr. Estranho Drácula Dreadstar druuna Duna Echo El Diablo Elektra Elric elseworld em espanhol Em Francês Em italiano Emily The Strange Enciclopedia Epic Ilustrated Especiais Espectro Eternals Eu sou a lenda Eu vi... Exterminador 17 Exterminador do Futuro fables fábulas Falcão Negro Fangoria Comics Fantasma Fathom Fera filmes Firekind Flash Flash Gordon fontes para diagramação four star Fusão Galactus Gandhi Gerações Ghost Rider GI Joe gibis Girl & Boy Golem graphic novel Guarda Rato Guerra Kree Skrull Guerras Secretas Guerreiro guia Gun Runner Gunfire Harbinger Harley Quinn hawkman Haywire hellboy Hellraiser heroes Heróis em Ação Hieroglyph História da França Histórias curtas Holy Terror homem-aranha homem-de-ferro How to draw Howard the Duck Hq Européia Hulk Huntress ilustrações immortel Independência do Brasil Infestation Inimigos Comuns Invisíveis Iron and the Maiden Ivan Brun jogo Jonah Hex Jonny Double Jornada nas Estrelas Joseph Judge Dredd Justiceiro Kamandi Kitty Pride komiker Krazy Cat Kripta Krishna Lanterna Verde last man Last Planet Standing Legião Alien Legião dos Super-Heróis Leitura da semana LEOG Liefeld liga da justiça liga extraordinária livro Lobisomem Loki Lone Ranger Lorde Takeyama Man of Steel Mansão dos Segredos Marada Marshal Law Marvel Adventures marvel atlas Marvel Treasury Menz Insana Modern Master Modesty Blaise monstro do pântano Moonshadow Mordillo Morto do Pântano mortos-vivos mouse guard Ms. Marvel mulher maravilha Mulher-Gato músicas Namor Nick Fury Novo Universo O Detetive Sem Nome O Fantasma O Hobbit O Jardineiro Molhado O Livro das Trevas O monge e o demônio O Sombra Obergeist Oldboy oneshot Ópera gráfica Os Pequenos Perpétuos Pantera Negra pergunta Pernalonga Phantom Pinóquio Piratas do Tietê Pixotes Poder Supremo Popeye Power Company preacher Predador pride of bahgdad primeira edição Príncipe Valente programa promethea quadrinho alternativo quadrinho nacional quadrinhos Quarteto Fantástico Ramayana Reinos Esquecidos Retenção Robotech ROM sandman Sargento Rock scketchbook Secret Agent X-9 Secret City Segunda Guerra Mundial Sem Comentário Shadowhawk short stories Silver Age of Comics silver star Silver Surfer Sin City Six from Sirius Sky Doll smax sounds spirit Star Trek Star Wars stardust Starman Strange Tales Strange Tales MAX Strangers in Paradise supeman super-homem Superboy Superhero woman supremo Supremos Surfista Prateado Tales of Mystery Tarzan Terminator Terra terror Thanos The Human Race The Mighty The Milkman Murders The Nazz The Nine Rings of Wu-Tang The Spirit of the Tao The Thnig from Another World The Twilight Zone Thor thunderbolts Tio Patinhas tirinhas tom strong top 10 Top Cow top ten TOP TOP TOP TOP-NOTCH COMICS Torneio de Campeões Transformers Transmetropolitan Trapalhões trinity Turma da Mônica Two-fisted Ultra-sete Usage Yojimbo v de vingança Vampirella veils Vigilante Vincent & Van Gogh vingadores Viúva Negra Void Indigo wanted War of the Independents Warlord watchmen what if wildstorm Witchblade wizard Wolverine Woman of Marvel Wonder Woman World War Hulks Wulf x-men Y zumbis

    Em algum lugar do passado...

     

    Sobre o Komiker Master

    Komiker Master é o líder supremo de todo Universo Komiker. Além disso, ele o único portador a espada prata que singra o espaço e que deixa até o Chuck Norris com medo quando escuta o tão famoso e temido WAAAAADJÁÁÁÁÁ

    Selo de Qualidade

    Missão

    Levar informação, cultura e principalmente entretenimento aos que não possuem formas de tê-lo fisicamente, então vai virtualmente mesmo.