• Da pré-história dos quadrinhos ao pós-modernismo gibístico!

    As poses mais icônicas de personagens da Marvel e DC - Parte 2


    Parte 1 aqui.

           Homem de FerroA minha pose preferida do Homem de Ferro é a dele embriagado em frente ao espelho na saga Demônio na Garrafa [agora eu solto uma gargalhada maquiavélica]. Brincadeira, não me linchem (ainda)... De todas as versões - e imagine um personagem com tanta transformação visual, quase um Skrull - minha veia saudosista fica com a de John Romita Jr. e sua versão anabolizada do Homem-de-Ferro, uma armadura tão reluzente que já garante metade da luta ao ofuscar o adversário numa luta ao sol. Notem como o traço do Romita está bem diferente do que conhecemos como o característico do artista. E essa combinação de cores, essa combinação de cores... não tem coisa igual. Voltando ao assunto, a melhor adaptação "não feita" de Demônio na Garrafa foi feita num filme chamado Hancock, por um ator famoso que poderia muito bem ser o Jim Rhodes, que poderia muito bem ser o próximo Homem de Ferro, com a saída do Downey. Podem linchar agora.


            AquamanPrimeiro de tudo: qual Aquaman? Eu adoro a versão maneta com barbudão, a verdadeira visão de um imponente Rei dos Mares majestoso. Porém, seria injusto tomar uma versão passageira como modelo de uma pose definitiva. Aí lembro do Momoa, cuja caracterização será o modelo vindouro do personagem nos filmes e depois quadrinhos e cujo ator tem os olhos tais e quais de... Namor! Ah, vá, se o cinema pode descaracterizar, trocar etnias, cabelos e diabo a quatro e a galera abençoa, vou ficar com minha versão mesmo e os descontentes que xinguem à vontade nos comentários. Essa imagem simboliza bilhões de seres aquáticos transpassados e mutilados com lixo descartado por nós. Em tempo: estou escrevendo o post antes da estréia do Momoa/Aquaman nos cinemas e não entro no mérito da qualidade do ator nem do(s) filme(s) que fará. E torço para que o cinema reverta o bullying que o personagem sempre sofreu e... “Aquaman sucks”!

            Doutor EstranhoFácil: levitando ou conjurando um feitiço, de preferência usando o Olho de Agamotto, as faixas escarlates de Cyttorak ou recitando algo do Livro do Vishanti. Ainda não estreou o filme e não sabe que diabos quer dizer tudo isso, jovem padawan? Te explico em poucas palavras, até porque tenho certeza que o cinema vai cagar tudo: um é um amuleto anulador de magia e coisitas mais; o outro é um poder imobilizador de oponentes; o outro é um livro que ensina tudo isso.  Tem também o manto de levitação, o Globo de Agamotto etc etc. Mas o post é sobre poses de personagens, vamos lá: eu me contentaria com a versão debut de Steve Ditko, se o traço de Marshall Rogers não tivesse me seduzido. Menção honrosa para as poses feitas por Chris Bachalo e Mike Mignola, que souberam captar bem a essência do personagem. Ah, padawan, o Globo de Agamotto realmente existe, está numa certa casa em Northampton, e é usado por um certo barbudo para assistir certas adaptações de quadrinhos que ele jura estarem erradas.

            RobinPrevejo problemas aqui. O uniforme clássico beira o constrangimento, o melhor Robin é uma menina, o Robin que deu certo há séculos não é mais Robin, um outro vestiu paletó de madeira e depois ressuscitou por Lázaro (sério)...  Até um filho do Batman cresceu nos quadrinhos sem ninguém saber (tipo novela mexicana, sabe, “quinze anos depois”) para incorporar o personagem. We Are Robin! Qualquer que seja a versão, uma pose que sempre predominou foi a do Parceiro Mirim saltando no ar sobre os inimigos, evidenciando paradoxalmente tanto confiança como impetuosidade, que sempre deixava nós e o Batman com receio de um próximo “Jason Todd”. Arte de Tom Grummett, um dos artistas que mais desenharam o personagem.





           
    Surfista Prateado: Se minha pose do Norrin Radd (sim, esse é o alter-ego do personagem) não fosse dele em cima da prancha, podiam me internar de bom grado num hospício. Minhas poses preferidas são dele voando no espaço sideral, ou planando sobre a Terra, observando aquela (ou esta) bola azul pendurada no meio do nada e tentando compreender os serezinhos falantes (nós) que tanto o desconcertavam com seus costumes bizarros (nossos). As artes de Surfista Prateado são um deleite visual; daí um personagem cujo artista deve se garantir no quesito anatomia. O Surfista clássico sempre foi um personagem depressivo, dividido entre a vastidão do universo e o exílio na Terra, e um artista que soube captar muito bem a melancolia em sua expressão corporal foi o genial Jean Giraud, codinome Moebius. 

    Demolidor: Demolidor empunhando ou lançando o bastão e saltando no ar é uma pose que eu considero hors concours entre as poses do personagem. Todos os artistas usaram e abusaram de retratá-lo nesta posição, desde Frank Miler a John Romita Jr. e Joe Quesada, denotando na imagem de um cego pulando sem exitar das alturas a representação de um verdadeiro Homem Sem Medo (particularmente, prefiro o epíteto “Diabo da Guarda”, cunhado no excelente arco de histórias de mesmo nome, uma contraposição elegante para anjo da guarda e que faz mais sentido com a área de atuação do personagem, a Cozinha do Inferno; aliás, o próprio nome original Daredevil é um achado da língua inglesa). Imagem pertencente à saga citada. Um adendo: pra mim, a tonalidade do vermelho usado nas caracterizações faz toda a diferença.




    Capitão Marvel/Shazam: Primeiro: tirem-me de polêmicas sobre o nome do personagem. Agora vamos lá: pose de Shazam tem que ser dele se transformando, com o peito arqueado, em meio a um raio, e com o vislumbre da imagem do que é o seu alter ego. A comparação na mesma cena dos perfis de Billy Batson e Shazam sempre me impactou visualmente, mais do que com outros personagens cujo físico contrasta radicalmente com o resultado de sua transformação - vide Bruce Banner/Hulk, Príncipe Adam/He-Man, entre outros. Uma pena que o herói que possui as qualidades de tantos deuses, um grande potencial de uso, tenha tido uma trajetória tão errática nos bastidores que isso se refletiu na regularidade de suas histórias. Imagem de Alex Ross.

    Arqueiro Verde: A certa altura da HQ Injustice, Arlequina pergunta ao Arqueiro: "pra que você precisa de uma flecha luva-de-boxe?", ao que o herói responde: "porque às vezes quero socar alguém que está longe de meu alcance!". Genial. Confesso que a tentação de colocar a imagem do Arqueiro disparando a flecha-luva, comum nas séries animadas, foi forte, mas aí eu desceria o nível da matéria pra idade mental de uns dez anos. Limitar-me-ei (aproveitando o hype do uso da mesóclise) a esta bela imagem do vigilante esmeralda, na qual aparece preparando o arco pelos becos sujos de uma cidade qualquer e onde fica evidente a semelhança física com o que temos idealizado do ícone Robin Hood, o que rouba dos ricos pra dar aos pobres. Cavanhaque, cor da roupa e dos cabelos. Pesquise por imagens dos dois e em dado momento não saberá distinguir quem é quem. Imagem by Mike Grell.


    Viúva Negra: Chega de tanta testosterona masculina, tá na hora de uma representante feminina. Por mim, todas as poses brokeback estão valendo (não sabe o que é? Google imagens, amigo...), mas como não quero apanhar das minhas companhias feministas, vou ser politicamente correto - a contragosto - e ficar com a caracterização da musa Scarlett Johansson, que faz jus ao que sempre conhecemos da heroína. Percebam a qualidade de expressão dessa bela atriz; notem como a pose remete ao movimento de uma aranha. O que me lembra o Homem-Aranha. Que também está nos Vingadores. Que poderia ter uma relação com Viúva Negra. O que daria um bonito filme. Homem Aranha e Viúva Negra! Ba dum tss! Hashtagficadicamarvel. Você viu primeiro aqui.

    Motoqueiro Fantasma: Pose do Motoqueiro Fantasma tem que sobre a moto, girando corrente e envolto em bastante fogo. Muito fogo. Fogo nas rodas. Fogo na cabeça. Fogo na pista. Rastro de fogo deixado pelos pneus. Fogo, fogo, fogo. Quer saber? Eu gostei de quando quiseram retratá-lo dirigindo um automóvel. Disseram que aquilo não fazia sentido, coisa e tal, como se um tanque de moto envolto em chamas não tão absurdo fosse. O nome original (Ghost Rider) do personagem não quer dizer que ele deva pilotar uma motoca... 'Rider' só diz que conduz algo. Podia ser um cavalo, ou um automóvel místico (alô Christine). Mas tal mudança creio não seria bem recebida em se tratando de um dos motivos de estampa mais utilizados por motociclistas mundo afora. Como a que acompanha essa postagem. 


    ED. 
    Depois de constatar que tanto o verbo "exitar" como o verbo "hesitar" coexistem na norma vigente da língua e que a expressão hors concour só foi usada 17 vezes na internet brasileira, pretende parar de vez com os quadrinhos e tentar uma vaga na Academia Brasileira de Letras. 



    0 comentários:

    Prato cheio de gibis (CTRL+F)

    100 balas 1001 Comics 2 Clicks para o Inferno 2001: Odisseia no Espaço 365 Samurai e alguns copos de arroz A Arte da Guerra em Quadrinhos A Canção da Magnun A Casta dos Metabarões A Era Metalzoica A Guerra de Luz e Trevas A Ilha do Tesouro A Lenda de Isis A Magia de Aria A Marca da Feiticeira A Morte do Capitão Marvel A Saga de Thanos A Teoria do Caos A Vingança do Submundo a voz do fogo adaptações adulto Adventures in the dc universe Alien All Star Comics America's Greatest Comics American Flagg Apache Skies Aquaman Arena Arkadian Arqueiro Verde artbook As Aventuras de Luther Arkwright Ás Inimigo asterix Átomo aula de gibi Avatar Press Avengers Aventuras de um empregado japonês Azul é a cor mais quente Bad World Badlands Ballistic batman beatles Behind Watchmen beowulf Biblia Bibliografia biografia Black Kiss Black Phanter Black Terror Blade Runner Blanche Epifany Blood Blueberry Boas Festas Bone Bump Caçadora calendário capas Capitão América Caricaturas Cartas Selvagens Cartões de Identidades cartoons Cavaleiro Solitário Cerebrus Champions Classic Chernobil cicatrizes Clássicos ilustrados Codex Arcana Coisa coletânea Colossus Comic Book Encyclopedia Comic Canceled Cavalcade comics Conan Concreto Contatos Imediatos do Terceiro Grau Contos Contos de Asgard Coringa corto maltese crossover Curiosidades Cyblade Darkness Dawn Dc Universe Online Legends demolidor Demônio da mão de vidro dentes-de-sabre Destrutor Diabolik dicionário Dick Tracy Disney divine right do inferno doctor solar documentário dolly Doom Patrol Dr. Estranho Drácula Dreadstar druuna Duna Echo El Diablo Elektra Elric elseworld em espanhol Em Francês Em italiano Emily The Strange Enciclopedia Epic Ilustrated Especiais Espectro Eternals Eu sou a lenda Eu vi... Exterminador 17 Exterminador do Futuro fables fábulas Falcão Negro Fangoria Comics Fantasma Fathom Fera filmes Firekind Flash Flash Gordon fontes para diagramação four star Fusão Galactus Gandhi Gerações Ghost Rider GI Joe gibis Girl & Boy Golem graphic novel Guarda Rato Guerra Kree Skrull Guerras Secretas Guerreiro guia Gun Runner Gunfire Harbinger Harley Quinn hawkman Haywire hellboy Hellraiser heroes Heróis em Ação Hieroglyph História da França Histórias curtas Holy Terror homem-aranha homem-de-ferro How to draw Howard the Duck Hq Européia Hulk Huntress ilustrações immortel Independência do Brasil Infestation Inimigos Comuns Invisíveis Iron and the Maiden Ivan Brun jogo Jonah Hex Jonny Double Jornada nas Estrelas Joseph Judge Dredd Justiceiro Kamandi Kitty Pride komiker Krazy Cat Kripta Krishna Lanterna Verde last man Last Planet Standing Legião Alien Legião dos Super-Heróis Leitura da semana LEOG Liefeld liga da justiça liga extraordinária livro Lobisomem Loki Lone Ranger Lorde Takeyama Man of Steel Mansão dos Segredos Marada Marshal Law Marvel Adventures marvel atlas Marvel Treasury Menz Insana Modern Master Modesty Blaise monstro do pântano Moonshadow Mordillo Morto do Pântano mortos-vivos mouse guard Ms. Marvel mulher maravilha Mulher-Gato músicas Namor Nick Fury Novo Universo O Detetive Sem Nome O Fantasma O Hobbit O Jardineiro Molhado O Livro das Trevas O monge e o demônio O Sombra Obergeist Oldboy oneshot Ópera gráfica Os Pequenos Perpétuos Pantera Negra pergunta Pernalonga Phantom Pinóquio Piratas do Tietê Pixotes Poder Supremo Popeye Power Company Predador pride of bahgdad primeira edição Príncipe Valente programa promethea quadrinho alternativo quadrinho nacional quadrinhos Quarteto Fantástico Ramayana Reinos Esquecidos Retenção Robotech ROM Runaways sandman Sargento Rock scketchbook Secret Agent X-9 Secret City Segunda Guerra Mundial Sem Comentário Shadowhawk short stories Silver Age of Comics silver star Silver Surfer Sin City Six from Sirius Sky Doll smax sounds spirit Star Trek Star Wars stardust Starman Strange Tales Strange Tales MAX Strangers in Paradise supeman super-homem Superboy Superhero woman supremo Supremos Surfista Prateado Tales of Mystery Tarzan Terminator Terra terror Thanos The Human Race The Mighty The Milkman Murders The Nazz The Nine Rings of Wu-Tang The Spirit of the Tao The Thnig from Another World The Twilight Zone Thor thunderbolts Tio Patinhas tirinhas tom strong top 10 Top Cow top ten TOP TOP TOP TOP-NOTCH COMICS Torneio de Campeões Transformers Transmetropolitan Trapalhões trinity Turma da Mônica Two-fisted Ultra-sete Usage Yojimbo v de vingança Vampirella veils Vigilante Vincent & Van Gogh vingadores Viúva Negra Void Indigo wanted War of the Independents Warlord watchmen what if wildstorm Witchblade wizard Wolverine Woman of Marvel Wonder Woman World War Hulks Wulf x-men Y zumbis

    Em algum lugar do passado...

     

    Sobre o Komiker Master

    Komiker Master é o líder supremo de todo Universo Komiker. Além disso, ele o único portador a espada prata que singra o espaço e que deixa até o Chuck Norris com medo quando escuta o tão famoso e temido WAAAAADJÁÁÁÁÁ

    Selo de Qualidade

    Missão

    Levar informação, cultura e principalmente entretenimento aos que não possuem formas de tê-lo fisicamente, então vai virtualmente mesmo.