Para muitos, Alphonse Maria Mucha (1860-1939) é mais conhecido por seus belos pôsteres da belle epoc e seus magníficos painéis decorativos. Sua abordagem gráfica distinta para o pôster de 1895 anunciando a performance de Sarah Bernhardt em Gismonda capturou a imaginação do público parisiense e catapultou o artista para o sucesso da noite para o dia.
Nos dez anos seguintes, ele se tornou o sumo sacerdote da Art Nouveau, publicando vários livros de estilo que teriam uma influência duradoura na arte e no design do século XX.
"Figures Decoratives", originalmente publicado em 1905, é um livro marcante no movimento Art Nouveau e talvez seja o melhor exemplo do produto artístico de Mucha nos anos 1895-1905, a década que o tornou famoso. A pureza das linhas e a beleza das proporções da Mucha são inspiradas na natureza.
Mas mais do que um imitador da natureza, ele foi seu intérprete, traduzindo seus ritmos e desenhos em obras que exalam um charme indefinível. Sua abordagem única combinou a originalidade da invenção com energia espontânea apoiada por proezas de desenho impecáveis.
Esta edição de “Figures Decoratives” reproduz cuidadosamente as quarenta placas originais de duas cores de uma primeira edição rara, agora avaliada em vários milhares de dólares. Composto de lápis acabado, caneta, carvão e giz, este volume incorpora a essência do gênio de Mucha, documentando as nuances sutis e excelência linear que caracterizaram suas ilustrações magistrais.
0 comentários:
Postar um comentário