• Da pré-história dos quadrinhos ao pós-modernismo gibístico!

    Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias


    O Grito! elege as mais importantes histórias da Marvel, na semana em que a editora inaugura uma nova era, agora como parte da Walt Disney

    marveluniverse 1280 [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias

    Por Gustavo Vícola, blogueiro da Revista O Grito!

    Em novembro de 1939 chegavam às bancas norte-americanas as revistas Marvel Comics #1 e Marvel Mystery Comics#1, com as estréias dos primeiros heróis da Timely Comics – futura Marvel Comics –, Namor, o príncipe submarino e Anjo, um milionário combatente do crime. Com essa data por base, a editora está comemorando seus 70 anos de publicações em 2009. A Revista O Grito! inicia nesta edição um especial de três partes sobre uma das principais instituições do entretenimento mundial. Num mês de reviravoltas para a editora, agora parte da Disney, preparamos um Top 10 de melhores histórias.

    A Marvel já está lançando várias edições em comemoração, como é o caso da mini-série Marvel Project, na qual aventuras inéditas de antigos heróis como Tocha Humana, Namor e Capitão América durante a 2º Guerra Mundial são narradas ao leitor pelo próprio Anjo. The Torch e Daring Mystery Comics Special são também dois outros projetos em comemoração ao septuagenário da Marvel e que irá revisitar dois de seus antigos personagens, o Tocha Humana original e o Repórter Fantasma.

    De lá para cá a editora teve três nomes diferentes – Timely Comics, Atlas Comics e, por fim, Marvel Comics –, trabalhou com outros gêneros além dos super-heróis, como o humor no final dos anos 40 e o terror nos vinte anos seguintes, sofreu com a censura após a repercussão do livro A Sedução do Inocente do psiquiatra Fredric Wertham durante os anos 1970 e declarou falência nos anos 1990. Porém, em meio a tantas adversidades políticas, sociais e comerciais sobreviveu por sete décadas e hoje, em 2009, líder no mercado e tendo como seus a maioria dos títulos da lista de maiores vendas do mês, a Marvel mostra estar mais forte do que nunca. E, após sua aquisição pela Disney nesta semana, ficou ainda mais.

    Nesses 70 anos a editora publicou um sem número de histórias e inúmeros jovens fantasiaram – e continuam fantasiando – com as aventuras de seus heróis preferidos, das quais muitas tornaram-se verdadeiros clássicos da história em quadrinhos de super-heróis.

    Em meio a tantos clássicos não há como uma lista não ser injusta com os que forem deixados de fora. No entanto, em um ano e em uma semana tão importante para a Marvel, O Grito! não poderia deixar de apresentar sua lista de 10 ótimos momentos da editora.

    Idade das Trevas [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias10. “Idade das Trevas” (Hulk) – Em 1994 – ano de publicação da história – a Aids já não era mais o monstro que havia sido nos anos 80. No entanto, ainda se sabia muito pouco sobre a doença e havia muito medo ao seu redor. Nessa história escrita por Peter David e ilustrada por Gary Frank são abordados temas polêmicos como a homossexualidade e a soropositividade, além de mostrar como o medo e a intolerância podem ser piores do que quaisquer sintomas da doença.

    Publicada originalmente em The Incredible Hulk #420 (1994); no Brasil, em O Incrível Hulk #164 (ed. Abril, 1997)


    Dem%C3%B4nio [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias9. “Demônio” (X-Men) – Nesta história dos X-Men de 1975 a jovem Kitty Pryde havia acabado ingressar na equipe, e ainda estava se acostumando com seus poderes mutantes, os quais, comparados aos de Wolverine, Colossus, Ciclope, Tempestade ou Noturno pareciam bastante inofensivos e quase inúteis. No entanto, é quando toda a equipe vai para o centro da cidade que Kitty se vê sozinha na mansão com um N’Garai, uma raça de demônios ancestrais que fariam Logan suar para ficar vivo em um combate contra eles. Em uma das mais aterrorizantes e emocionantes histórias de quadrinhos já produzidas a jovem Kitty Pryde prova seu valor. A história é da célebre parceria entre Chris Claremont e John Byrne.

    Publicada originalmente em The Uncanny X-Men #143 (1975); no Brasil, em Superaventuras Marvel #42 (ed. Abril, 1985).

    a saga da encruzilhada [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias8. A saga da Encruzilhada (Hulk) – No auge de sua fúria e irracionalidade o Hulk causou muito mais destruição do que pode ter causado em qualquer uma de suas recentes sagas. Sob a batuta de Bill Mantlo ele foi retratado como um verdadeiro monstro, quase uma força da natureza. Quando todas as tentativas de vários heróis em detê-lo falharam, entra em cena o Dr. Estranho que bane a criatura para o que o “Mago Supremo” chama de Encruzilhada, um nexo dimensional no qual Hulk tem acesso a vários mundos e dimensões diferentes, podendo sempre escolher algum lugar para viver no qual poderá encontrar sua tão desejada paz. Nessa época os leitores puderam conhecer, realmente, o Hulk em seu lado mais selvagem e assustador.

    Publicado originalmente em The Incredible Hulk #300 a #313 (1984-85); no Brasil, O Incrível Hulk #52 a #64 (ed. Abril, 1987-88).

    guerras secretas 4 [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias7. “Situação: Desesperadora” (Guerras Secretas) – Se alguém tinha dúvidas sobre a força do Hulk, após essa história não há como não dizer que ele não é a criatura mais forte da Marvel. Presos no planeta construído por Beyonder, heróis e vilões enfrentam-se para que a entidade possa conhecer quem é o mais poderoso dentre eles. Quando os vilões arremessam uma montanha inteira sobre os heróis, é o Hulk quem impede que todos sejam esmagados. Escrito por Jim Shooter e desenhado pó Bob Layton esse é um dos melhores momentos da saga Guerras Secretas e um dos mais empolgantes da Marvel.

    Publicado originalmente em Secret Wars #4 (1984); no Brasil, Guerras Secretas #4 (ed. Abril, 1986).

    morte do caveira vermelha [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias6. A morte do Caveira Vermelha (Capitão América) – Ao perceber que está condenado a morrer devido à idade avançada, visto que o efeito do gás que o mantinha jovem terminou, o Caveira Vermelha arquiteta um de seus mais complexos planos para garantir que seu arquinimigo, o Capitão América, tenha o mesmo fim. Em um arco magistralmente apresentado pelo roteiro de J.M. DeMatteis e com os desenhos de Paul Neary, é apresentada a origem do Caveira Vermelha, sua filha e mostrado porque ele é o maior vilão do Universo Marvel.

    Publicado originalmente em Captain America #295 a #301 (1984); no Brasil, Capitão América #96 a #99 (ed. Abril, 1987).


     [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias5. “Capítulo Final” (Homem-Aranha) – Segunda e última parte de uma história do Homem-Aranha na qual, em busca de um remédio para salvar a vida de sua tia o herói enfrenta o Dr. Octopus na base subaquática do vilão. Além do inigualável roteiro de Stan Lee e da fantástica arte de Steve Ditko, a razão por este momento ser um dos melhores da Marvel é devido ao exemplo de superação que o Homem-Aranha mostra quando se dá conta de que ou torna o impossível em possível ou sua tia morrerá. A incrível cena final da superação do herói foi rememorada em Homem-Aranha #137, da editora Abril.

    Publicado originalmente em The Amazing Spider-Man #32 e #33 (1966); no Brasil, em Homem-Aranha #22 (ed. Abril, 1985) e Spider-Man Collection #7 (ed. Abril, 1996).

    Queda de Murdock [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias4. A Queda de Murdock (Demolidor) – Ao descobrir a identidade secreta de seu adversário, o Rei do Crime conseguiu fazer muito mais estrago na vida do Demolidor do que jamais conseguiriam o Mercenário ou os ninjas do Tentáculo. Da noite para o dia Matt se vê sem dinheiro, sem trabalho, sem amigos ou qualquer outro tipo de suporte que poderia lhe ajudar e, em uma vertiginosa espiral descendente o herói desestrutura-se de uma maneira tal que enfrentar o Rei do Crime torna-se uma tarefa impossível. Neste pesado e tenso arco, escrito por Frank Miller e desenhdo por David Mazzucchelli, o personagem é levado a becos tão escuros da alma humana que a maioria dos heróis da Marvel sequer imaginam que existem.

    Publicado originalmente em Daredevil #227 a #233 (1986); no Brasil, Superaventuras Marvel #62 a #68 (ed. Abril, 1987-88), Demolidor Especial #2 (ed. Abril, 1990) e Demolidor – A Queda de Murdock #1 a #3 (ed. Abril, 1999).

    a saga da F%C3%AAnix Negra [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias3. A Saga de Fênix (X-Men) – Chris Claremont e John Byrne foram responsáveis pelos melhores momentos dos X-Men, mas nenhum deles foi tão marcante quanto o arco de histórias que ficou conhecido como A Saga de Fênix, que trouxe a primeira aparição de Kitty Pride, a ameaça do Clube do Inferno e a dramática morte de Jean Grey. Em uma história meticulosamente arquiteta os X-Men presenciaram o aterrador poder da Fênix Negra e entraram em uma batalha para salvar sua amiga da qual nunca tiveram chances de saírem vitoriosos. Este seria, sem dúvida, o primeiro item de uma lista de dez melhores momentos da equipe mutante.

    Publicado originalmente em The Uncanny X-Men #129 a #138 (1980); no Brasil, Superaventuras Marvel #25 a #34 (ed. Abril, 1984-85), Marvel Especial #7 e #8 (ed. Abril, 1989), X-Men – Edição Histórica #2 (ed. Mythos, 2002) e Maiores Clássicos dos X-Men #4 (ed. Panini, 2006)

    morte do capit%C3%A3o marvel [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias2. “A Morte do Capitão Marvel” (Capitão Marvel) – Em uma época em que os heróis não morriam às dúzias – e muito menos ressuscitavam em igual proporção – a Marvel chocou os leitores com a morte de um de seus maiores heróis, o Capitão Marvel. Em uma batalha anterior contra o vilão Nitro o herói havia sido exposto a gases tóxicos que lhe rederam o surgimento de um câncer extremamente agressivo e inoperável. Cercado de heróis em seu leito de morte, o principal personagem cósmico da editora encontrou seu fim não nas mãos de alguma criatura espacial ou pelo estratagema de algum super-vilão, mas sim devido a uma doença que assusta a todos na vida real. A obra foi escrita e desenhada por Jim Starlin, que havia perdido seu pai a pouco tempo vítima de câncer.

    Publicado originalmente em Marvel Graphic Novel #1 (1982); no Brasil, Graphic Novel #3 (ed. Abril, 1988).

     [Curiosidades] Especial Marvel 70 anos – As melhores Histórias1. “O menino que colecionava Homem-Aranha” (Homem-Aranha) – Em uma história na qual o Homem-Aranha visita Tim Harrison, um garoto de 9 anos e um dos maiores fãs do herói, o roteirista Roger Stern comoveu inúmeros leitores nessa que é, sem dúvida, a melhor história da Marvel de todos os tempos.

    Publicada originalmente em The Amazing Spider-Man #248 (1983); no Brasil, em Homem-Aranha #19 (ed. Abril, 1985) e em Marvel – 40 Anos no Brasil (ed. Panini, 2007.


    0 comentários:

    Prato cheio de gibis (CTRL+F)

    100 balas 1001 Comics 2 Clicks para o Inferno 2001: Odisseia no Espaço 365 Samurai e alguns copos de arroz A Arte da Guerra em Quadrinhos A Canção da Magnun A Casta dos Metabarões A Era Metalzoica A Guerra de Luz e Trevas A Ilha do Tesouro A Lenda de Isis A Magia de Aria A Marca da Feiticeira A Morte do Capitão Marvel A Saga de Thanos A Teoria do Caos A Vingança do Submundo a voz do fogo adaptações adulto Adventures in the dc universe Alien All Star Comics America's Greatest Comics American Flagg Apache Skies Aquaman Arena Arkadian Arqueiro Verde artbook As Aventuras de Luther Arkwright Ás Inimigo asterix Átomo aula de gibi Avatar Press Avengers Aventuras de um empregado japonês Azul é a cor mais quente Bad World Badlands Ballistic batman beatles Behind Watchmen beowulf Biblia Bibliografia biografia Black Kiss Black Phanter Black Terror Blade Runner Blanche Epifany Blood Blueberry Boas Festas Bone Bump Caçadora calendário capas Capitão América Caricaturas Cartas Selvagens Cartões de Identidades cartoons Cavaleiro Solitário Cerebrus Champions Classic Chernobil cicatrizes Clássicos ilustrados Codex Arcana Coisa coletânea Colossus Comic Book Encyclopedia Comic Canceled Cavalcade comics Conan Concreto Contatos Imediatos do Terceiro Grau Contos Contos de Asgard Coringa corto maltese crossover Curiosidades Cyblade Darkness Dawn Dc Universe Online Legends demolidor Demônio da mão de vidro dentes-de-sabre Destrutor Diabolik dicionário Dick Tracy Disney divine right do inferno doctor solar documentário dolly Doom Patrol Dr. Estranho Drácula Dreadstar druuna Duna Echo El Diablo Elektra Elric elseworld em espanhol Em Francês Em italiano Emily The Strange Enciclopedia Epic Ilustrated Especiais Espectro Eternals Eu sou a lenda Eu vi... Exterminador 17 Exterminador do Futuro fables fábulas Falcão Negro Fangoria Comics Fantasma Fathom Fera filmes Firekind Flash Flash Gordon fontes para diagramação four star Fusão Galactus Gandhi Gerações Ghost Rider GI Joe gibis Girl & Boy Golem graphic novel Guarda Rato Guerra Kree Skrull Guerras Secretas Guerreiro guia Gun Runner Gunfire Harbinger Harley Quinn hawkman Haywire hellboy Hellraiser heroes Heróis em Ação Hieroglyph História da França Histórias curtas Holy Terror homem-aranha homem-de-ferro How to draw Howard the Duck Hq Européia Hulk Huntress ilustrações immortel Independência do Brasil Infestation Inimigos Comuns Invisíveis Iron and the Maiden Ivan Brun jogo Jonah Hex Jonny Double Jornada nas Estrelas Joseph Judge Dredd Justiceiro Kamandi Kitty Pride komiker Krazy Cat Kripta Krishna Lanterna Verde last man Last Planet Standing Legião Alien Legião dos Super-Heróis Leitura da semana LEOG Liefeld liga da justiça liga extraordinária livro Lobisomem Loki Lone Ranger Lorde Takeyama Man of Steel Mansão dos Segredos Marada Marshal Law Marvel Adventures marvel atlas Marvel Treasury Menz Insana Modern Master Modesty Blaise monstro do pântano Moonshadow Mordillo Morto do Pântano mortos-vivos mouse guard Ms. Marvel mulher maravilha Mulher-Gato músicas Namor Nick Fury Novo Universo O Detetive Sem Nome O Fantasma O Hobbit O Jardineiro Molhado O Livro das Trevas O monge e o demônio O Sombra Obergeist Oldboy oneshot Ópera gráfica Os Pequenos Perpétuos Pantera Negra pergunta Pernalonga Phantom Pinóquio Piratas do Tietê Pixotes Poder Supremo Popeye Power Company preacher Predador pride of bahgdad primeira edição Príncipe Valente programa promethea quadrinho alternativo quadrinho nacional quadrinhos Quarteto Fantástico Ramayana Reinos Esquecidos Retenção Robotech ROM sandman Sargento Rock scketchbook Secret Agent X-9 Secret City Segunda Guerra Mundial Sem Comentário Shadowhawk short stories Silver Age of Comics silver star Silver Surfer Sin City Six from Sirius Sky Doll smax sounds spirit Star Trek Star Wars stardust Starman Strange Tales Strange Tales MAX Strangers in Paradise supeman super-homem Superboy Superhero woman supremo Supremos Surfista Prateado Tales of Mystery Tarzan Terminator Terra terror Thanos The Human Race The Mighty The Milkman Murders The Nazz The Nine Rings of Wu-Tang The Spirit of the Tao The Thnig from Another World The Twilight Zone Thor thunderbolts Tio Patinhas tirinhas tom strong top 10 Top Cow top ten TOP TOP TOP TOP-NOTCH COMICS Torneio de Campeões Transformers Transmetropolitan Trapalhões trinity Turma da Mônica Two-fisted Ultra-sete Usage Yojimbo v de vingança Vampirella veils Vigilante Vincent & Van Gogh vingadores Viúva Negra Void Indigo wanted War of the Independents Warlord watchmen what if wildstorm Witchblade wizard Wolverine Woman of Marvel Wonder Woman World War Hulks Wulf x-men Y zumbis

    Em algum lugar do passado...

     

    Sobre o Komiker Master

    Komiker Master é o líder supremo de todo Universo Komiker. Além disso, ele o único portador a espada prata que singra o espaço e que deixa até o Chuck Norris com medo quando escuta o tão famoso e temido WAAAAADJÁÁÁÁÁ

    Selo de Qualidade

    Missão

    Levar informação, cultura e principalmente entretenimento aos que não possuem formas de tê-lo fisicamente, então vai virtualmente mesmo.